Iniciativa do deputado Fabiano, Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica vira lei em SC

Santa Catarina

14 SET, 2021

A Lei 18.200/2021 que institui a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (PEAPO), de autoria do deputado Fabiano da Luz (PT), foi sancionada pelo governo estadual, nesta terça-feira (14). “A partir de agora, temos condições legais de construir junto com o Estado programas de educação, capacitação, incentivo ao agricultor que optar por uma produção agroecológica”, comemorou o parlamentar.  

As ações serão destinadas prioritariamente aos agricultores familiares e aos povos e comunidades tradicionais. Com a lei em vigor, novas oportunidades de trabalho, emprego e renda poderão ser criadas. 

Segundo o deputado Fabiano, “a lei também permitirá a criação de programas para compra de produtos da agroecologia tanto para a merenda escolar quanto para as demais áreas que o governo faça o fornecimento de alimentos”. 

 Atualmente, Santa Catarina tem 1.640 unidades de produção orgânica cadastradas, sendo o quarto maior produtor de orgânicos do Brasil. 

Segundo a Epagri, em 2019, a produção agroecológica no estado registrava 1.275 unidades de produção orgânica e outras 700 unidades de em processo de certificação. Entre 2017 e 2018, o cultivo de orgânicos cresceu 12,9%. Os alimentos mais cultivados são frutas, raízes, hortaliças e grãos.

A proposta vai contribuir para a sustentabilidade e a qualidade de vida das populações do campo, da floresta e também da cidade, por meio da oferta e consumo de alimentos saudáveis, produzidos com o uso de recursos naturais e sustentáveis. 

A PEAPO será implementada em Santa Catarina em parceria com a União, os municípios, organizações da sociedade civil e entidades privadas, de acordo com as diretrizes e normas da agroecologia e da agricultura orgânica.

A matéria tramitou durante dois anos no Parlamento. A lei deve entrar em vigor dentro de quatro meses. 

Foto: Agência/Alesc

Mais notícias

Santa Catarina

Deputado Fabiano destina emenda de R$ 250 mil à equipe de futsal feminino de Anita Garibaldi, que representará SC na Liga Nacional

09 SET, 2021

Oeste

Deputado Fabiano anuncia implantação de planetário na Udesc de Pinhalzinho

08 SET, 2021

Oeste

Fabiano entrega placa em homenagem ao município de Maravilha

01 SET, 2021

Santa Catarina

Deputado Fabiano, sobre a AME: “Lutamos para dar um alento às crianças com Atrofia Muscular Espinhal”

27 AGO, 2021